quinta-feira, 17 de março de 2011

Malária

Agente Etiológico

CICLO VITAL

O Plasmodium possui dois hospedeiros envolvidos no seu ciclo de vida: a fêmea do mosquito Anopheles, que é o hospedeiro invertebrado e o homem, que é o hospedeiro vertebrado.

Ciclo vital

Ciclo evolutivo no hospedeiro vertebrado (homem)

A fêmea do mosquito Anopheles infectado inocula diretamente na circulação do hospedeiro as formas infectantes do Plasmodium durante a picada, através da saliva.

Em menos de uma hora após a inoculação, os esporozoítas deixam a circulação sanguínea e invadem as células hepáticas, onde se transformam em criptozoítas.

Nessa fase inicia-se o ciclo pré-eritrocítico ou esquizogonia pré-eritrocítica. Assim que começam as divisões nucleares, os parasitas passam a ser chamados esquizontes e, no fim da esquizogonia, dão lugar à formação de milhares de elementos filhos: os merozoítas.

O ciclo pré-eritrocítico dura de 6 a 16 dias, dependendo da espécie do Plasmodium. A célula hepática rompe-se liberando os merozoítas, muitos dos quais são fagocitados e destruídos pelas células de Kupffer.

Os sobreviventes invadem as hemácias e dão início ao segundo ciclo de reprodução assexuada dos plasmódios: o ciclo esquizogônico hepático ou ciclo eritrocítico.

Este ciclo repete-se em uma periodicidade que se relaciona diretamente com o ritmo das crises febris. Os intervalos são regulares e variam de acordo com a espécie do Plasmodium: 36 a 48 horas para Plasmodium falciparum, 48 horas para Plasmodium vivax e Plasmodium ovale e 72 horas para Plasmodium malariae.

O ciclo eritrocítico ocorre preferencialmente no sangue dos capilares profundos, raramente são encontrados no sangue periférico.

Depois de algum tempo de evolução da infecção malárica, aparecem no interior das hemácias algumas formas que já não se dividem, denominadas gametócitos, que também crescem nos capilares profundos, mas rapidamente aparecem na circulação geral. Esta forma do parasita infecta o anofelino que venha alimentar-se deste hospedeiro, fechando o ciclo no homem e assegurando a continuidade da espécie.

Animação do ciclo no hospedeiro vertebrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário