quinta-feira, 17 de março de 2011

O ritmo da esquizogonia é mais irregular do que nas outras espécies e o Plasmodium falciparum difere destas por raramente (exceto nos casos graves) apresentar esquizontes ou rosáceas no sangue periférico, que por sua vez apresenta todas as demais formas do ciclo esquizogônico. Em geral, essas formas se acumulam nos capilares e vênulas das vísceras onde se passa a esquizogonia.

Esporozoítas : são semelhantes aos do Plasmodium vivax, sendo entretanto, mais delgados e mais pontudos nas suas extremidades e apresentando sua porção média mais dilatada. Medem cerca de 10 a 12 micrômetros de comprimento.

Em suas formas pré-eritrocíticas o desenvolvimento é muito rápido e ativo, resultando na formação de lobos e protuberâncias na superfície do esquizonte. Não há formação de vacúolos. Já no sexto dia o parasita torna-se maduro, medindo aproximadamente 60 micra e contendo cerca de 40 mil merozoítas.

As formas em crescente do microgametócito, ao chegarem ao estômago do inseto, arredondam-se e começam a exflagelação em 20 minutos se a temperatura for de 21o C. Se a temperatura for de 33o, o processo se dá em 10 minutos e se esta for de 16o, tarda mais de 100 minutos. O macrogametócito também se arredonda no estômago do mosquito.

http://estudmed.com.sapo.pt/trabalhos/malaria_5.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário