sábado, 28 de maio de 2011

Moluscos: Biologia

Os moluscos(do latin mole) são organismos invertebrados que tem o esqueleto do lado de fora do corpo na forma de uma concha. Existem várias formas diferentes, cada qual apresentando um formato de concha diversa. Alguns são nadadores velozes (polvo, lula) enquanto outros ficam fixos sobre o fundo a maior parte da vida (ostra, mexilhão). Ainda outros são capazes de rastejar sobre o fundo raspando as pedras com uma língua afiada (caramujos), enquanto outros se enterram para escapar de possíveis predadores (sururu).

Tem um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.

Seu sistema digestorio é normal (boca e anus).

Sua reprodução, pode ser hermafroditas ou de sexos separados. Independentemente disso, a reprodução é sempre sexuada e cruzada.
São normalmente Ovíparos, podendo ter desenvolvimento direto ou indireto, havendo formação de larva ciliada, véliger.

A sua respiração e complexa pode ser branquial, projeções da superfície do corpo intensamente vascularis , o sague passa por eles e consume o oxigenio e libera o carbono, pode ser pulmonar o sangue oxigenado retorna ao coração onde é bombeado para todo o corpo e cotanea onde a troca de gases com o meio se dá por difusão.

Guerra Fria: Historia

Guerra Fria

A Guerra Fria foi realizada no final da segunda gerra mudial em 1945, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre os Estados unido e União Sovietica a (URSS).Alguns historiadores acreditam que foi uma guerra pelo capitalismo e solialismo, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 50.É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta, ou melhor não foi uma guerra armada.

Durante esse periodo os Estados Unidos corria contra o tempo para a fabricação de bombas nucleares.Resumindo os Estados Unidos queriam uma guerra nas estrelas.

Dada a impossibilidade da resolução do confronto no plano estratégico, pela via tradicional da guerra aberta e direta que envolveria um confronto nuclear; as duas superpotências passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo.Com isso os dois paises se envolveram em varias guerras regionais onde cada potencia financiava um dos lados em conflito.

Estados Unidos e União Soviética não apenas financiavam lados opostos no confronto, disputando influência político-ideológica, mas também para mostrar o seu poder de fogo e reforçar as alianças regionais.Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período.

Durante todo este período, a maior parte dos conflitos locais, guerras civis ou guerras inter-estatais foi intensificado pela polarização entre EUA e URSS como po exemplo a guerra do viatnan, a guerra so afeganistão, a guerra da correia faram guerras ideologicas foi basicamente uma maneira superficial que as dua potencias acharam para realizar conflitos.

Esta polarização dos conflitos locais entre apenas dois grandes polos de poder mundial, é que justifica a caracterização da polaridade deste período como bipolar. Principalmente porque, mesmo que tenham existido outras potências regionais entre 1945 e 1991, apenas EUA e URSS tinham capacidade nuclear de segundo ataque, ou seja, capacidade de dissuasão nuclear.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dilatação:Fisica

Dilatação termica
Fenomeno de fariação das dimensões de um corpo, devido a variaçãode temperatura, sobre este corpo.
cada material na natureza, apresenta uma caracteristica conhecisa como coeficiente de dilatação sendo está caracteristica um fator que influencia no fenomeno de dilatação.
Dilatação dos solidos
Linear - Essa dilatação corresponde ao aumento do comprimento dos corpos quando aquecidos.]A dilatação linear pode ser comprovada e medida por meio de um aparelho chamado pirômetro de quadrante.
Dilatação Superficial - Refere-se à área do sólido dilatado, como, por exemplo, sua largura e seu comprimento. Uma experiência bem simples pode comprovar a dilatação superficial dos sólidos.
Dilatação Volumétrica — Refere-se ao aumento do volume do sólido, isto é, de seu comprimento, de sua altura e largura. O instrumento usado para comprovar a dilatação volumétrica de um corpo é chamado de anel de Gravezande.

Reino animalia: Biologia

Os animais assimétricos possuem diferentes formas que não possibilitam a separação do corpo em duas metades. (ex.: esponja)

Os animais simétricos radiais permitem a separação do animal em duas partes equivalentes. (ex.: cnidários).

Os animais bilaterais possuem lados esquerdo e direito,faces ventral e dor- sal e extremidades: anterior (fica localizada a central de comando, a cabeça) e posterior (é aquela que na maioria das vezes situa- se o ânus). (ex.: mamíferos)

OBS.: muitos animais que possuem esse tipo de simétria (bilateral) atuam como predadores.
Poliferos

O represente deste filo são as esponjas, os primeiros animais plurice- lulares a surgirem na Terra. São animais aquáticos fixos (vivem em rochas ou em outras estruturas submersas) e a maioria habita o ambiente marinho. As esponjas não apresentam praticamente nenhum tipo de mobilidade na fase adulta, sua alimentação depende da filtração de alimentos trazidos junto com a água.
OBS:As esponjas podem se reproduzir de duas formas assexuada ou sexuada.