sábado, 28 de maio de 2011

Guerra Fria: Historia

Guerra Fria

A Guerra Fria foi realizada no final da segunda gerra mudial em 1945, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre os Estados unido e União Sovietica a (URSS).Alguns historiadores acreditam que foi uma guerra pelo capitalismo e solialismo, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 50.É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta, ou melhor não foi uma guerra armada.

Durante esse periodo os Estados Unidos corria contra o tempo para a fabricação de bombas nucleares.Resumindo os Estados Unidos queriam uma guerra nas estrelas.

Dada a impossibilidade da resolução do confronto no plano estratégico, pela via tradicional da guerra aberta e direta que envolveria um confronto nuclear; as duas superpotências passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo.Com isso os dois paises se envolveram em varias guerras regionais onde cada potencia financiava um dos lados em conflito.

Estados Unidos e União Soviética não apenas financiavam lados opostos no confronto, disputando influência político-ideológica, mas também para mostrar o seu poder de fogo e reforçar as alianças regionais.Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período.

Durante todo este período, a maior parte dos conflitos locais, guerras civis ou guerras inter-estatais foi intensificado pela polarização entre EUA e URSS como po exemplo a guerra do viatnan, a guerra so afeganistão, a guerra da correia faram guerras ideologicas foi basicamente uma maneira superficial que as dua potencias acharam para realizar conflitos.

Esta polarização dos conflitos locais entre apenas dois grandes polos de poder mundial, é que justifica a caracterização da polaridade deste período como bipolar. Principalmente porque, mesmo que tenham existido outras potências regionais entre 1945 e 1991, apenas EUA e URSS tinham capacidade nuclear de segundo ataque, ou seja, capacidade de dissuasão nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário