sábado, 28 de maio de 2011

Moluscos: Biologia

Os moluscos(do latin mole) são organismos invertebrados que tem o esqueleto do lado de fora do corpo na forma de uma concha. Existem várias formas diferentes, cada qual apresentando um formato de concha diversa. Alguns são nadadores velozes (polvo, lula) enquanto outros ficam fixos sobre o fundo a maior parte da vida (ostra, mexilhão). Ainda outros são capazes de rastejar sobre o fundo raspando as pedras com uma língua afiada (caramujos), enquanto outros se enterram para escapar de possíveis predadores (sururu).

Tem um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.

Seu sistema digestorio é normal (boca e anus).

Sua reprodução, pode ser hermafroditas ou de sexos separados. Independentemente disso, a reprodução é sempre sexuada e cruzada.
São normalmente Ovíparos, podendo ter desenvolvimento direto ou indireto, havendo formação de larva ciliada, véliger.

A sua respiração e complexa pode ser branquial, projeções da superfície do corpo intensamente vascularis , o sague passa por eles e consume o oxigenio e libera o carbono, pode ser pulmonar o sangue oxigenado retorna ao coração onde é bombeado para todo o corpo e cotanea onde a troca de gases com o meio se dá por difusão.

Um comentário: